O avanço da Covid-19 em território gaúcho e os índices negativos da pandemia fizeram a prefeitura de Cacequi decretar lockdown. A partir das 19h desta sexta até 6h de segunda-feira, o município de pouco mais de 12 mil habitantes vai estar basicamente fechado para a circulação de pessoas.
Estado chega a 13.188 óbitos por Covid-19
Dentre os considerações da prefeita Ana Paula Del'Olmo para decretar o lockdown, estão: a quantidade expressiva de casos; os 39 casos ativos de Covid-19 e 66 casos em monitoramento; e a possibilidade de colapso no sistema de saúde de Cacequi e da região.
_ É um momento em que é preciso redobrar todos os cuidados, os casos estão aumentando em nossa cidade. O lockdown é uma medida dura, porém necessária nesse momento de pandemia _ destaca a prefeita.
92,5% do total de leitos de UTI em Santa Maria estão ocupados
Dessa forma, fica proibido em Cacequi: a circulação e aglomeração de pessoas em quaisquer espécie de logradouro público ou de circulação comum, bem como em acampamentos e balneários da área rural. Também estão proibidos reuniões públicas ou particulares que gerem aglomerações. Ainda, ficam suspensos os serviços, como: estabelecimentos comerciais e prestação de serviço; casas noturnas, bares, academias e qualquer atividade que não seja essencial.
Brasil negocia 13 milhões de doses da Moderna até o final de 2021
O decreto não se aplica aos serviços essenciais, como farmácias e drogarias, clínicas médicas, veterinárias, odontológicas e de fisioterapia, em regime de urgência e emergência, postos de combustíveis, serviços públicos essenciais (abastecimento de água, eletricidade), hospitais, postos de saúde, unidade de pronto atendimento, SAMU, órgãos de segurança e comunicação, entre outros. Comércio de gêneros alimentícios como supermercados, mercados, restaurantes, lancherias, pizzarias e padarias poderão funcionar sem a presença de clientes, com as portas fechadas, através de tele-entrega, com regime de plantão interno e com 50% dos funcionários.
Clique aqui e confira o decreto na íntegra.
OS CASOS EM CACEQUI
Cacequi conta com 10 leitos clínicos. Na tarde desta sexta-feira, apenas um leito estava ocupado, o que representa 10% da capacidade. De acordo com os dados da prefeitura municipal, há 174 casos confirmados de coronavírus na cidade, sendo 36 deles ativos. Cacequi registrou quatro mortes em decorrência da Covid-19 e contabiliza 134 pessoas recuperadas da doença. Ainda segundo a prefeitura, 524 doses de vacina já foram aplicadas na população.